As três regras de Feynman para se preparar para um exame (e aprender tudo)

Seja para se preparar para um exame na universidade, para aprender um novo idioma ou para entender completamente algo que foi lido (sem esquecê-lo assim que o livro for fechado), o aprendizado sempre exige um salto qualitativo : uma coisa é lembrar o nome de um conceito, outro é torná-lo profundamente próprio.

Richard Feynman, um dos maiores físicos teóricos de todos os tempos, que transformou a curiosidade e a divulgação científica rigorosa e divertida ao mesmo tempo em um traço distinto, conhecia bem: em uma famosa entrevista, ele disse que você pode aprender o nome de um sapinho em todas as línguas do mundo, sem entender absolutamente nada sobre sua migração, onde vive e que sons produz.

A história de Richard Feynman
Para internalizar profundamente um conceito, evitando o notionismo desnecessário, Feynman sugeriu um método de três etapas .

1) PENSE EM ENSINÁ-LO A UMA CRIANÇA. Depois de estudar um tópico, arme-se com cadernos e tente repeti-lo e escrevê-lo ou ilustrá-lo ao mesmo tempo, como se estivesse no quadro-negro na frente de uma turma da terceira série. Repita o conceito usando palavras possivelmente simples, compreensíveis para uma criança de 8 anos. Os pontos ainda obscuros, que exigem um esforço adicional de preparação, chamarão a atenção imediatamente.

2) PREENCHA AS LACUNAS. Nesse ponto, volte às passagens que você não entendeu e aprofundou, faça perguntas a si mesmo, encontre explicações: faça isso até voltar ao ponto 1, ilustrando cada passagem com simplicidade, rigor e clareza.

3) ORGANIZE E SIMPLIFIQUE. Agora que você tem uma explicação articulada de cada ponto, volte para toda a discussão para fazer com que as passagens mais difíceis de digerir fluam sem problemas: use a visão geral que você adquiriu para arquivar a explicação e torná-la compreensível, interessante e fluente.

Neste ponto, você tem matéria de acordo com a técnica de Feynman. Se você quiser, pode introduzir um quarto ponto (opcional): recrute um amigo em carne e osso que não saiba nada sobre o tópico que estudou e tente explicá-lo como faria com uma criança. Se você tem um filho disposto a segui-lo, melhor ainda!

Assim, você despertou sua curiosidade sobre o assunto, e talvez também a de quem será capaz de ouvi-lo. Para Feynman, afastar-se do aprendizado mnemônico foi de enorme importância. Depois de tentar formar uma turma de novos professores de física na Universidade do Rio, e desapontado com o apego de seus alunos ao notionismo, ele escreveu: Eu não via o sistema de auto-reprodução usado para passar nos exames para ensinar. outros para passar nos exames, sem que ninguém aprenda nada .

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